domingo, 11 de janeiro de 2009

Dicas de livros


Olá Leitores, bom, queria postar este resumo de livro sobre uma obra literária que eu já havia lido mais que concerteza merece um post aqui, pois ela é muito boa e fácil de se ler. O nome do livro é "Quando Nietzsche chorou" escrito por Irvin D. Yalom.

A história é bastante simples: a jovem Lou Salomé procura o doutor Josef Breuer (um dos pais da psicanálise) para que este trate de um ex-amigo dela, Nietzsche, sem o conhecimento deste. Para que isto ocorra, o doutor Breuer aplica uma tática pouco convencional: pede para que Nietzsche seja o médico de sua alma atormentada, pois tem constantes devaneios sexuais com a ex-paciente Anna O. Em troca, Breuer tratará das dores de cabeça convulsivas de Nietzsche, e tentará descobrir se ele realmente almeja se suicidar. O doutor Breuer ainda conta com o auxílio de um de seus alunos preferidos, o jovem promissor Sigmund Freud. Detalhe: Todos estas pessoas existiram realmente na mesma época.

Bom, tem até um filme lançado sobre esta obra em 2006 com o mesmo título, aliás, realizaram-se peças de teatro também. O preço dele na internet varia de R$ 39,90 a 28,20, bom, ao final, deixarei o nome do livro, a editora e tudo mais: Quando Nietzche chorou / Irvin D. Yalom.- São Paulo: Ediouro, 2003. 407 páginas, ah sim, e o site que me auxiliou em escrever este post foi este.
Espero que vocês gostem,
Abraços.

3 comentários:

Unknown disse...

Por acaso dá pra entender o livro se não tiver uma noção básica das personagens?

Caio disse...

Sim, apenas com as noções básicas de história como o período em que aconteceu a trama e com conhecimentos básicos, como quem é Freud, da para ter uma leitura muito tranquila e gostosa desta obra.
Abraços.

Unknown disse...

xD Veja bem...eu falei de quem nao manja nada de Breuer e Salomé. Se me interessar pelo livro, seria melhor fazer uma pesquisa mínima antes?